Aventuras diversas

Muitas águas já rolaram desde meu último post, desculpe a ausência. Deixe-me tentar contar tudo num resumão...

As aulas começaram mais ou menos dia 20 de setembro. Vocês devem achar estranho eu dizer "mais ou menos", mas é isso mesmo. A Universidade Livre de Bruxelas faz juz ao seu nome "livre" no que diz respeito a datas... alguns professores começaram desde a primeira semana, outros iriam começar só na terceira, e outros ainda, resolveram na última hora deixar pra começar só no semestre que vem. Bom, posso confessar que isso não me agradou em nada. Estou acostumada com as instuições canadenses, onde tudo é muito organizado e as regras são respeitadas. Esse negócio de não saber ao certo se eu estava perdendo aulas ou se or professores tinha apenas resolvido estender as férias não é nada legal. Prindipalmente se você acaba de chegar numa cidade e está doidinha pra estabelecer uma rotina e organizar sua vida, como eu estava.

Bom, agora as coisas já estão se encaixando (por incrível que pareça, na 5ª semana de aula!) e a (des)organização da ULB já está entrando nos eixos. Ainda tivemos outros problemas com a burocracia interna e o "bordel" (como eles dizem por aqui pra se referir à bagunça) que é a administração da universidade, mas pelo menos agora nós já somos gatos escaldados e estamos preparados pra lidar com os contratempos.

Falemos de coisas mais interessantes. Na semana antes de as aulas começarem, eu visitei, junto com a Courtney e com o Heli, uma feira medieval. Dá só uma olhadinha nas roupas da galera, eles levam à sério mesmo. Tomamos vinho quente numa taberna, assistimos à uma batalha e a um duelo (de mentirinha, claro) e  vimos um show de música trovadora, com gaita de fole e uns outros instrumentos malucos. Eu até pratiquei arco e flecha. O maior barato. E o mais legal é que o lugar onde a feira aconteceu é uma abadia muito antiga no bairro de Forest, aqui em Bruxelas, construida na époda medieval mesmo.

A próxima aventura foi um jantar na casa de meu colega de classe Atanásio, que é mexicano. A maioria dos estudantes do programa Erasmus Mundus estava presente pra comer comida típica do seu pais. Foi muito divertido fazer um primeiro encontro pra conhecer todo mundo. A reunião teve até direito a cantoria com violão, sanfona, trompete... Marisa e Rafael são dois brasileiros que estão aqui estudando também. Eles são um casal de palhaços e apresentaram um número pra gente. Eu levei o violão, foi bem divertido.

Depois, fui pra Gand/Gent (depende se você prefere que eu escreva em francês ou neerlandês), uma cidadezinha à 30 minutos de trem daqui de Bruxelas. É bem bonitinha, tem muitas construções antiquíssimas e inclusive um castelo. Primeiro castelo que vejo pessoalmente (sem contar o que vi em Victoria, BC - mas aquele datava de mais recentemente), foi legal, mas ele era até pequeno. Fui com a Ruth e a Arianne (da Suissa e do Quebec respectivamente - foto ao lado) que cantam no coral da ULB comigo.


E claro, não posso deixar de contar da minha primeira aventura fora da Bélgica, à Maastricht, nos Países Baixos (pois é, recentemente descobri que o nome Holanda se refere apenas a uma parte do país - o certo é se referir aos Países Baixos pra incorporar todas as províncias). Eu adorei a cidade, adivinhem por que? BICICLETAS!!! O centro (que por sinal é super pequenininho) é exclusido a pedrestres ou magrelas. Os carros não são permitidos exceto por algumas ruas laterais. É super calmo caminhar por ai, sem tem medo de ser feliz ou atropelado. Eu fui prá lá com Paola, uma chica colombiana muito bacana. Assistimos também à peça de teatro "A história sem fim" em neerlandês (claro, não entendemos bulhufas) e vimos uma exposição de marionetes muito louca. No caminho o trem passa por Liège, e eu pude dar uma olhadinha na cidade. Parece bem calma, e minúscula :-)

Tem mais pra contar, mas fica pra um outro post, senão vocês vão se cansar de ler. Agora é hora de eu ler e estudar pois tenho muito trabalho a fazer. Até breve!!

Comentários

Mirian disse…
Que legal tudo isso!

Vou precisar da sua ajuda pra comparar o bilingualismo do Canada com o multilingualismo da Belgica, OK?

Logo, logo o Jon esta por ai...

bjinhos ;)
Tatiana Machado disse…
Nossa, quantas novidades! Feliz que a faculdade esteja entrando (ou já entrado) nos eixos!
Saudades da organização do Canadá também.
Lindo poder andar de bicicleta, lindo ter feito tantos amigos :)

Tudo lindo! Continue com as peregrinações de bike! Keep us posted!

Love,

Postagens mais visitadas deste blog

Le Jeu de Robin et Marion

Atomium, Flea Market, Fête de la BD... biking around Brussels

Pesquisando minhas origens