Sobre a violência policial

Como não entro muito frequentemente no Facebook, acabei vendo meio tarde um certo comentário que dizia o seguinte:

"Essa pessoa (seta indicando a foto) é a favor da polícia descer o cacete nos estudantes da USP - Universidade não é lugar de fumar maconha".

Bom, deixemos de lado os erros gramaticais e contextuais e conversemos um pouco sobre violência policial.

Por que é importante levar esse assunto a sério?

Muitas vezes, cidadãos que se consideram dentro da lei desdenham notícias sobre protestos em favor da democracia e contra a violência policial. É fácil entender o raciocínio dessas pessoas: a polícia existe pra defender os bons cidadãos e para punir àqueles que não cumprem a lei. Muito bem, muito legal. O problema começa quando a diferença entre bem e mal não é assim tão clara. A ditadura militar acabou não faz muito tempo, será que a gente já esqueceu os vários exemplos de que a polícia existe para defender os interesses dos mais poderosos?

Mesmo em países onde a polícia não está contaminada por corrupção, basta o indivíduo ser pobre ou pertencer a uma minoria étnica para que ele seja enquadrado como mais suspeito do que alguém "comum" (leia-se branco de classe média). Nos Estados Unidos, por exemplo, segundo o US Bureau of Justice Statistics, 39,4% da população carcerária é negra, enquanto os negros representam apenas 12,6% da população geral -  seria uma grande inocência, pra não dizer ignorância, atribuir esses números a uma real disproporção no número de crimes cometidos por brancos e negros.

Recentemente, ficamos sabendo do caso dos estudantes da Universidade da Califórnia-Davis que estavam protestando pacificamente e foram literalmente atacados com spray de pimenta por um policial. Exemplos como esse nos mostram como a polícia não é uma força para o bem da democracia, mas uma arma para a manutenção do poder das elites.

No caso do Brasil, a questão da brutalidade policial é ainda mais grave. A cada ano, os informes da Anistia Internacional denunciam corrupção, abuso de poder, tortura e outros problemas que assolam as forças policiais do país, mas os governos federal e estatais prestam pouca atenção à questão e a população é muito apática para exigir mais justiça. Nossa herança cultural de anos sob domínio militar fica clara...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Le Jeu de Robin et Marion

Atomium, Flea Market, Fête de la BD... biking around Brussels

Languages of Privacy