Como manter-se seguro online

How an Omniscient Internet ‘Sextortionist’ Ruined the Lives of Teen Girls | Threat Level | Wired.com:

'via Blog this'

A internet fascina e ao mesmo tempo dá medo. Resolvi escrever esse post com umas dicas de segurança pra internet depois de ler essa notícia ai acima, que é de arrepiar.

Segundo o Jon, é importante tratar nossos computadores como se fossem a nossa casa. A cada vez que você faz um download, é como se você estivesse deixando alguém entrar. Se você deixar entrar uma pessoa que não é de confiança, não deixe passar do hall de entrada, ou seja, não instale.

Quando você instala um programa no seu computador (webcam funny faces, emoticons animados, etc) é como se você estivesse dando suas chaves de casa ao programa. Não vai dar as chaves a um programa em que você não confia! Se você usa Windows 7, a cada vez que um programa vai ser instalado, a caixa de diálogo abaixo vai aparecer. Só clique yes/sim se você confiar no que estiver instalando.



Além disso:

- Cuidado ao fornecer seus dados pessoais na internet. Sempre use uma conexão segura se for fazer compras (indicada pela letra S no https://) e compre apenas de empresas respeitadas.

- Bancos e empresas idôneas (Google, Hotmail, Amazon, Americanas.com, eBay, etc) nunca pedem informações pessoais por email. Ignore emails pedindo sua senha ou informações sigilosas, pois se trata de "phishing".

- Se você receber um email com um arquivo anexo, abra apenas se confiar que o arquivo é realmente seguro. Muitas vezes arquivos powerpoint (.ppt), PDFs e toques de celular são softwares maliciosos disfarçados de algo inofensivo. Ao abri-los, você estará colocando seu computador à disposição de ataques remotos.

- Sempre instale as últimas atualizações de segurança do seu sistema operacional. Se você usa Windows, faça o Windows Update regularmente.

- Não acredite em spam, não envie spam, não abra spam. É tudo mentira, a Nokia e a Ericson não dão celular de graça e o Bill Gates não sai por ai distribuindo dinheiro pra quem encaminhar spam. E o principe da Nigéria não foi sequestrado e nem está pedindo sua ajuda. Não acredite em spam! O mesmo vale pra correntes.

- Sempre oriente crianças e adolescentes sobre a melhor maneira de usar a internet. Eles vão ter acesso, quer pais e responsaveis queiram ou não. O melhor é que eles saibam se manter seguros.

- Mude sua senha de email de vez em quando (eu mudo a minha mais ou menos a cada 2 meses). Se perceber que alguém invadiu sua conta de email, mude a senha imediatamente. Invente uma senha que seja facil pra você lembrar, mas dificil para outras pessoas deduzirem. Evite palavras que se encontram nos dicionários.

- Verifique sempre a URL (endereço) do site que você está usando. Principalmente se você chegou nele clicando em um link.

- Se você tem webcam, a luzinha de funcionamento só deve estar acendida enquando você estiver usando sua webcam. Se a luzinha acender em outras ocasiões, você pode estar sendo observado a distância. Verifique se seu computador foi contaminado por algum malware.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Le Jeu de Robin et Marion

Atomium, Flea Market, Fête de la BD... biking around Brussels

Pesquisando minhas origens